A Educação proibida

Mais uma obra prima da Maria Farinha Filmes!

Esse delicioso documentário deve ser assistido por todas as pessoas na Terra. A começar por professores, pais, legisladores, trabalhadores na educação, pesquisadores, e até crianças a partir dos 10 anos. É da restauração ecológica da educação que podemos recuperar nossa humanidade, nossa consciência e até o sentido da existência. Altamente recomendado.

“O que deveria ser dito a todas as crianças, repetidamente, ao longo da sua vida escolar, seria algo como isto:

Estás no processo de ser doutrinado. Nós ainda não fomos capazes de desenvolver um sistema de educação que não seja um processo de doutrinação. Lamentamos, mas é o melhor que podemos fazer. O que te estamos a ensinar é uma amálgama dos preconceitos atuais e das escolhas desta cultura em particular. Uma pequena olhadela na História vai-te mostrar o quanto estes são temporários. Estás a ser ensinado por pessoas que conseguiram acomodar-se a um regime de pensamento que foi desenhado pelos seus antecessores. É um sistema de autoperpetuação. Aqueles de vocês que forem mais robustos e individuais que os outros serão encorajados a sair e a encontrar formas de se educarem a si próprios – a educarem os seus próprios julgamentos. Aqueles que ficarem têm que se lembrar, sempre, e para sempre, que estão a ser moldados e modelados para se encaixarem nas necessidades estreitas e particulares desta sociedade.”

Texto: Doris Lessing

‘The Golden Notebook’

Mais publicações

casa de barro e palha de Francisca

Francisca geraizeira

Lá para as bandas do Tabuleiro do Cotovelo, bem nas cabeceiras do riacho de Tamarana, município de Correntina na Bahia, existia um pequeno rancho coberto

Leia mais »