O Instituto no momento desenvolve cursos on-line e documentários, está em fase de criação do Escritório de Projetos e da Universidade Aberta do Cerrado e com muitos lançamentos de livros
Associe-se, clique aqui
Com a missão de promover ações voltadas para a educação, cultura e sustentabilidade ambiental, social e econômica, o Instituto Altair Sales tem contado com a participação de membros engajados para o alcance de seus objetivos.
O Instituto tem desempenhado um papel significativo na comunidade, confiante na melhoria da qualidade de vida e na construção de um futuro mais promissor. Com o apoio dos nossos associados e algumas instituições, desenvolvemos diversas atividades e projetos.
Associe-se, clique aqui
No momento, o Instituto desenvolve atividades nas seguintes áreas temáticas:
1 – Escritório de Projetos;
2 – Universidade Aberta do Cerrado;
3 – Cursos no formato on-line;
4 – Vídeos e documentários; e
5 – Livros.
Ao longo desta semana será publicado uma série de matérias sobre os projetos e atividades desenvolvidas pelo Instituto Altair Sales. Acompanhe!
Conheça um pouco dos projetos e atividades do Instituto.
1 – Escritório de Projetos do Instituto Altair Sales (EP/IAS)
O Escritório de Projetos do Instituto Altair Sales (EP/IAS) tem a finalidade de estabelecer uma estrutura dedicada à prestação de serviços nas áreas relacionadas ao meio ambiente e outras questões vinculadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica. O objetivo principal é fornecer soluções inovadoras e cientificamente embasadas para os desafios ambientais enfrentados na região do cerrado brasileiro.
2 – Universidade Aberta do Cerrado (UAC)
O Instituto Altair Sales, neste momento, recebeu a doação de um terreno localizado na região da Chapada dos Veadeiros, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, no município de Colinas do Sul/GO, para a construção da Vila da Universidade Aberta do Cerrado (UAC). Neste momento, estamos com gestão junto ao banco mundial e outras instituições nacionais e internacionais em busca de apoios científicos/técnicos e financiamento.
“Uma nova ética: se precisamos produzir para viver, temos que preservar para sobreviver,” José Aluízio Ferreira Lima.
3 – Cursos no formato on-line
O Instituto Altair Sales, neste momento, está desenvolvendo o seu portfólio de cursos:
A – Cursos de Caráter Geral
Nas seguintes áreas temáticas Biogeografia do Cerrado, Cultura e Artes do Cerrado; Povos do Cerrado; História e Ocupação do Cerrado; Folclore do Cerrado; Culinária do Cerrado; Spread (ou Espalhar Conhecimento sobre o Cerrado); artesanato e Tecelagem Típicos do Cerrado; Olaria e Recuperação Ambiental no Cerrado.
I – Áreas temática Biogeografia do Cerrado:
a. Curso: Capacitação de Formadores em Educação Ambiental.
b. Minicursos Biogeografia do Cerrado, com duração média de 20 minutos, totalizando 20 minicursos.
B – Cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional
Turismo e Cerrado; Proteção Ambiental no Cerrado; Educação Ambiental e o Cerrado; Gestão Ambiental do Cerrado Legislação Ambiental e o Cerrado; Agropecuária Preservativa; Urbanismo e Preservação; e Recuperação Ambiental no Cerrado.
C – Cursos sobre demanda (Corporativo) (C3)
Cursos definidos pelo contratante, mas tendo como fio condutor ou substrato o Cerrado.
D – Pós-graduação lato sensu ou especialização (C4)
Para lançamento futuro.
4 – Vídeos e documentários
O Instituto Altair Sales produziu o documentário ‘As Águas que Brotam do Cerrado’
O documentário trata-se de um vídeo educativo que mostra de maneira didática e ilustrativa os processos que o Cerrado promove para distribuir as águas subterrâneas para as grandes bacias hidrográficas do Brasil. Logo será dado andamento a continuação desta superprodução.
5 – Livros
O Instituto Altair Sales já lançou O Livro da Terra e o Cerrado: a constelação do Meio Dia. Relançou em ebook Andarilhos da Claridade e Réquiem para o Cerrado. Neste momento o Instituto prepara mais duas grandes obras: ‘650 Gerações: o Brasil antes dos europeus’ e ‘Coleção História dos Povos Indígenas do Brasil’ (nome provisório).
Leia também:
Assembleia Geral Extraordinária: convocação para criar o Escritório de Projetos