IAS Portfólio

A meta é transformar o Instituto em um local de referência onde interessados buscarão conhecimento, informações na área científica, técnica, cultural e artística sobre o Cerrado.

Missão - visão - valores

O Instituto tem como missão desenvolver ações e estudos que permitam o conhecimento do cerrado em sua plenitude, transformando-o em patrimônio para todas as gerações. Tem como visão ser reconhecido como centro de excelência sobre o cerrado, suas vocações e potencialidades regionais. Para tanto, tem como valores a serem respeitados para cumprir sua missão e atingir os objetivos de sua visão que são inegociáveis: respeito à dignidade do ser humano e à vida em todas as suas formas; integração dos saberes tradicionais, culturais e científicos; respeito às diferenças e busca constante do aprendizado.

Para consecução de suas finalidades, o Instituto utiliza um conjunto de ferramentas para a realização das suas atividades fins. Por exemplo, na área de educação e cultura, a entidade pode criar e manter instituições com este objetivo. Para projetos muito específicos e com a finalidade de gerar recursos, tem capacidade de constituir empresas de caráter privado. Além disso, realizar diretamente projetos próprios, dentre os quais: cursos, edição de livros e ações ambientais. Por fim, em regime de parceria, desenvolver projetos específicos de interesses de entidades públicas e privadas.

A Ação

“Para o cumprimento de sua missão o Instituto fundamenta sua atuação em quatro pilares: entidades mantidas, cursos, projetos e produtos. ”

  • A Universidade Aberta do Cerrado (UAC) e a Enciclopédia Virtual do Cerrado constituem, até o momento, as duas entidades mantidas pelo Instituto. A implantação da UAC está dividida em duas etapas: a primeira com cursos livres e a segunda com a implantação física, administrativa e operacional da Universidade.
  • Os cursos livres estão sendo desenvolvidos dentro de várias áreas temáticas, tendo como foco ou substrato o Cerrado. Inicialmente, serão on-line e desenvolvidos por grandes mestres conhecedores de sua área de atuação e do Cerrado.
  • Tendo quadro de associados altamente qualificado, cada um com expertise diferenciada e qualificado em sua área de atuação, o Instituto está apto à oferecer consultoria e desenvolver projetos relativos a aspectos ambientais, sociais e econômicos sobre o Cerrado.
  • No futuro, o Instituto deverá criar empresas privadas para explorar riquezas naturais, fabricar e comercializar produtos cerratenses.  

O Plano Diretor

O Plano Diretor, para o quinquênio 2019/2023, tem como objetivo promover o desenvolvimento organizacional do Instituto e realizar as suas finalidades. Na consecução das suas finalidades o IAS desenvolve, dentro do Programa Educação, dois subprogramas finalísticos, Universidade Aberta do Cerrado e Enciclopédia Virtual do Cerrado. No que concerne o seu desenvolvimento organizacional são desenvolvidos os programas de Apoio Administrativo, Captação de Recursos e Comunicação e Marketing.

O Plano Diretor define os programas de trabalho do Instituto, denominados programas de desenvolvimento organizacional, programas e subprogramas finalísticos, como por exemplo o programa Educação. Outra atividade finalística é o desenvolvimento de projetos específicos com vistas à sustentabilidade ambiental, econômica e social, em parceria com instituições públicas e privadas. 

“Cabe destacar no momento a produção e veiculação de cursos, a produção de conteúdos para o site e veiculação nas redes sociais, tais como séries, documentários, notícias, artigos e outros.”

Programa Finalístico

Educação

Principais subprogramas finalísticos

Programa Finalístico

O Plano Diretor tem como objetivo promover o desenvolvimento organizacional do Instituto e realizar as suas finalidades.  O Programa Educação é composto de dois Subprogramas  de caráter  finalístico que atendem integralmente as finalidades do Instituto, são os subprogramas Universidade Aberta do Cerrado e Enciclopédia Virtual do Cerrado:
 

A Universidade Aberta do Cerrado (UAC) foi pensada como centro irradiador de saberes e inovador na área do empreendedorismo educativo sustentável. Nesse sentido, os saberes se revestem de algo concretamente pluridisciplinar, que leva em consideração as vocações regionais, mas sem nunca perder a visão global, dentro de uma concepção sistêmica, que abrange universos e diversidades. É aberta, no sentido de acolher saberes formalizados, elaborados nas ditas academias, e saberes informais, dos doutores, mestres ou guardiões de fato, proporcionando a integração entre saberes. Livre para todos, com condições de acesso diferenciado centrado na capacidade da pessoa.

“Em termos de modelo didático é preciso observar a complexidade do cenário integrando conhecimento acadêmico e popular em uma visão interdisciplinar e transdisciplinar.”

 

A Enciclopédia Virtual do Cerrado é um projeto educativo, concebido como um centro de informações fidedignas acerca do Sistema Biogeográfico do Cerrado e, ao mesmo tempo, motivador da criatividade e da prática de uma pedagogia inovadora, permitindo a interatividade e as opções de comentar, compartilhar e baixar conteúdo.

 

“O intuito desse subprograma é contribuir para o entendimento de um conceito global de meio ambiente, que abrange os aspectos físicos, bióticos e humanos do cerrado; concorrendo com a difusão de uma metodologia problematizadora e consistente cientificamente, para a formação de novas mentalidades e motivar a criação e busca de novas práticas pedagógicas.”

Apoio Administrativo

Programa está voltado para o desenvolvimento organizacional, implantação de rotinas administrativas e financeiras; organização da sede, capacitação de pessoal administrativo, operacional e docentes para atuar dentro dos parâmetros de qualidade do Instituto.

Captação de Recursos

O programa envolve a realização de cursos de atualização, capacitação,  dentre outras modalidades, de livre acesso; edição e venda de livros, cartilhas e manuais; palestras; acordos, contratos e termos de parceria com órgãos públicos e entidades privadas (empresas, universidades, dentre outros).

Comunicação e Marketing

Busca posicionar o Instituto no contexto nacional, internacional, socioambiental, dos negócios e no mundo acadêmico; promover cursos, venda de livros, vídeos educativos, eventos e palestras realizadas no âmbito da instituição; utilizar as redes sociais, com impulsionamento e controle de tráfego, para divulgação dos programas, projetos e atividades do Instituto.

Administração do Instituto

Conselho de Administração

Altair Sales Barbosa Presidente
José Aluízio Ferreira Lima Vice-presidente
Sanoeth Teixeira Schulze Secretária
José Antonio Tietzmann e Silva Segundo Secretário
Arnaldo José de Sousa Controlador Financeiro
Emiliano Lôbo de Godoi Segundo Controlador Financeiro
José Augusto Costa Conselheiro Pleno
Sandro Dutra e Silva Conselheiro Pleno
Jeremias Lunardelli Neto Conselheiro Pleno
associado-especialista-professor-meio-ambiente
Marcos Pedro da Silva Conselheiro Pleno
Mario Lucio Avelar Conselheiro Pleno

Diretoria Executiva

Meirinalva Maria Pinto Diretora Executiva
Luciana Lara de Carvalho Diretora Administrativa
Luciane Martins de Araujo Diretora Jurídica
Ednair Santana de Barros Diretora de Comunicação
Nielton Soares dos Santos Diretor Financeiro
Marcos Francisco Cabral Diretor de Planejamento
José Aluízio Ferreira Lima Diretor de Ensino

Nossa História

No dia 12 de maio de 2018, foi apresentado, na sede da Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Apuc), o Estatuto do Instituto Altair Sales, que tem como missão desenvolver ações e estudos que permitam o conhecimento do Cerrado em sua plenitude, transformando-o em patrimônio para todas as gerações.

Tem como visão ser reconhecido como centro de excelência sobre o Cerrado, suas vocações e potencialidades regionais.

Para tanto, tem como valores a serem respeitados para cumprir sua missão e atingir os objetivos de sua visão que são inegociáveis: respeito à dignidade do ser humano e à vida em todas as suas formas; integração dos saberes tradicionais, culturais e científicos; respeito às diferenças e busca constante do aprendizado.

Da união e reflexão de dois grupos (grupo liderado pelo professor Altair Sales Barbosa e outro vinculado ao Movimento S.O.S Cerrado), que nunca perderam a esperança na possibilidade de um dia existir um mundo digno, baseado na justiça, na ética e na sustentabilidade, decidiram criar o Instituto Altair Sales, como desenvolvedor de um conjunto de programas e mantenedor de instituições, tal como: a Universidade Aberta do Cerrado (UAC) e Enciclopédia Virtual do Cerrado.

 

 

O objetivo maior é o resgate da dignidade da pessoa humana fundamentado nos princípios da ética, da solidariedade e do conhecimento. Conhecimento este capaz de trazer a força necessária para enfrentarmos o medo do desconhecido.

Os grupos envolvem pessoas com habilidades e conhecimentos adquiridos dentro dos muros da academia e fora destes, na labuta diária de povos e populações pela busca do aprendizado da sobrevivência.

Nosso foco é o Cerrado em sua multidimensionalidade, sua sustentabilidade e sua diversidade que proporcionam um laboratório único e um mosaico de relações ecológicas e culturais. 
 
A cultura, as danças, os contos, as ladainhas dos povos do Cerrado são como os seus frutos típicos, têm cor, sabor, aromas peculiares e intensos que precisam a cada momento serem resgatados, registrados, remetidos às profundezas da história a fim de que as raízes da tradição possam construir os fios que ligam passado, presente e futuro.
 
Portanto, como nos ensina a professora Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, nesta hora, em que convivem no nosso interior os sentimentos de indignação e paixão, recorremos à importância da educação como direito individual e coletivo que tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos, a preservação do meio ambiente e a soberania das nações. Ela deve envolver uma perspectiva de vida construindo novas relações entre o ser humano e o universo de forma solidária.

 

 

Links de interesse

© Instituto Altair Sales 2022