MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AQUECIMENTO GLOBAL

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AQUECIMENTO GLOBAL


Apesar da importância dada, por grande parte da população brasileira, à questão do aquecimento global e da alta preocupação que os brasileiros mencionam ter com o meio ambiente, apenas cerca de um quinto da população consideram conhecer muito sobre o assunto. Os jovens e os mais escolarizados são os que mais declararam se importar com o aquecimento global, assim como as mulheres e os que se encontram mais à esquerda no espectro político. Já o conhecimento sobre o assunto acaba sendo maior entre as parcelas mais escolarizadas e de classes mais altas da população, bem como entre aqueles que contam com acesso à Internet, meio que se mostra bastante relevante como fonte de informações e conteúdos sobre a temática.


Se aproxima da unanimidade a percepção entre os brasileiros de que o aquecimento global está acontecendo, e cerca de oito em cada dez consideram que ele é causado principalmente pela ação humana. Comparando esse panorama em relação à opinião dos norte-americanos, é possível observar que existe um maior consenso sobre essa temática entre a população brasileira.


A maioria dos brasileiros considera mais importante proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e menos empregos. Também é alta a percepção dos prejuízos do aquecimento global para si próprios, suas famílias e para as próximas gerações, embora a preocupação com as gerações futuras tenda a ser maior do que a preocupação sobre seus efeitos mais imediatos.


Apesar dessa preocupação, as práticas e comportamentos da população em relação à proteção do meio ambiente variam consideravelmente. Ainda que a reciclagem e o compartilhamento de informações ou notícias em defesa do meio ambiente sejam ações bastante mencionadas, é pouco comum o engajamento político no tema, como a participação em manifestações ou abaixo-assinados sobre as mudanças climáticas. Neste contexto, vale destacar que os principais atores que os brasileiros identificam como responsáveis por resolver o problema das mudanças climáticas são, em primeiro lugar, os governos, e depois as empresas e indústrias.


A partir do contexto de avanço das queimadas no Brasil, em especial, nos anos de 2019 e 2020, a pesquisa do ITS identificou que a quase totalidade dos brasileiros já havia ouvido falar bastante nas queimadas que acontecem anualmente no país, e também daquelas que vinham ocorrendo na Amazônia.


Além disso, a percepção da maioria da população é de que as queimadas na Amazônia aumentaram nos últimos anos, e que elas são causadas principalmente pela ação humana. Quando questionados sobre quem seriam os principais responsáveis pelas queimadas, os mais frequentemente citados foram os madeireiros, os agricultores e os pecuaristas e criadores de animais.


Também merece destaque o fato de que muitos brasileiros atribuem aos políticos a responsabilidade por essas queimadas, especialmente os mais jovens e os que se posicionam mais à esquerda no espectro político. No entanto, para metade da população, os governos são os que mais deveriam contribuir para resolver este problema.

A maior parte da população concorda que as queimadas na Amazônia trazem diversos prejuízos à qualidade de vida da população local, ao clima e ao meio ambiente do planeta. Em consonância com a preocupação que os brasileiros têm com o meio ambiente, a grande maioria discorda que as queimadas na Amazônia são necessárias para o crescimento da economia, sendo considerado, ao contrário, um problema que prejudica em grande medida a imagem do país no exterior e suas relações comerciais com outros países.

Leia mais no link original: https://www.percepcaoclimatica.com.br/edicao-2021-mudancas-climaticas-na-percepcao-dos-brasileiros