Nesta terceira matéria da série ‘Trabalhos do Instituto’ será detalhado as principais característica da UAC e a sua localização estratégica na Chapada dos Veadeiros
O Instituto Altair Sales, neste momento, recebeu a doação de um terreno localizado na região da Chapada dos Veadeiros, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, no município de Colinas do Sul/GO, para a construção da Vila da Universidade Aberta do Cerrado (UAC) – veja as imagens. Neste momento, estamos com gestão junto ao banco mundial e outras instituições nacionais e internacionais em busca de apoios científicos/técnicos e financiamento.
Assim, em frente a Serra da Cuia será construída, esperamos em breve, a Universidade Aberta do Cerrado da Chapada dos Veadeiros.
Com uma concepção inicial histórica trazida pelo professor Altair Sales Barbosa, encampada e atualizada pelos fundadores do Instituto Altair Sales, que é o seu mantenedor, a Universidade Aberta do Cerrado é informal, aberta, no sentido de acolher conhecimentos formalizados, elaborados nas ditas academias e conhecimentos informais dos doutores e mestres, ou guardiões de fato, sempre que possível proporcionando a integração entre estes conhecimentos. Ou seja, o saber dito erudito e o saber dito popular. Portanto suas atividades são infindáveis, mas sempre no sentido de oferecer frutos educativos que contribuam para a busca de uma cidadania plena e da sustentabilidade planetária.
“Uma nova ética: se precisamos produzir para viver, temos que preservar para sobreviver. “Uma nova ética: se precisamos produzir para viver, temos que preservar para sobreviver”.
José Aluízio Ferreira Lima, vice-presidente do Instituto Altair Sales
Universidade Aberta do Cerrado
É essencialmente inclusiva, acolhendo neste sentido, toda gama de saberes regionais e incorporando os conhecimentos universais, recuperando seletivamente o conhecimento acumulado através dos tempos, e colocando-os para favorecerem a superação constante de situação de subdesenvolvimento e impulsionando os agentes sociais, na busca de processos educativos, que resultem em incentivo, à criatividade à pesquisa e consequentemente na busca de soluções para os problemas do mundo moderno, de modo global, sociais e ambientais, sem que haja a separação dos conhecimentos.







Vivendo o seu tempo a UAC pressa pela questão climática, pela transição enérgica, pela economia de baixo carbono, pela geração de conhecimento formal e emprego nessas áreas da economia verde.




Como associado, você poderá fazer parte do corpo diretivo e científico/técnico da UAC. Cadastre-se!
Leia também:
Universidade Aberta do Cerrado mantida pelo Instituto