
UAC Portfólio
Uma nova ética: se precisamos produzir para viver, temos que preservar para sobreviver.
Universidade Aberta do Cerrado
Síntese da Concepção
UNIVERSIDADE ABERTA DO CERRADO – A UAC foi pensada para funcionar como centro irradiador de saberes e inovadora na área do empreendedorismo educativo e sustentável. É informal, aberta, no sentido de acolher saberes formalizados, elaborados nas academias e saberes informais dos doutores e mestres, ou guardiões de fato, sempre que possível proporcionando a integração entre estes saberes, ou seja, o saber dito erudito e o saber dito popular. Neste sentido, os saberes se revestem em algo concretamente pluridisciplinar, que leve em consideração as vocações regionais, mas sem nunca perder a visão do global, dentro de uma concepção sistêmica. É uma nova visão de universidade, que também abrange universos e diversidade. Portanto suas atividades são infindáveis, mas sempre no sentido de oferecer frutos educativos que contribuam para a busca de uma cidadania plena e da sustentabilidade planetária. É essencialmente inclusiva, acolhendo neste sentido, toda gama de saberes regionais e incorporando os saberes universais, recuperando seletivamente o conhecimento acumulado através dos tempos e colocando-os para favorecerem a superação constante de situação de subdesenvolvimento e impulsionando os agentes sociais, na busca de processos educativos, que resultem em incentivo à criatividade, à pesquisa e consequentemente na busca de soluções para os problemas do mundo moderno, de modo global, social e ambiental, sem que haja a separação dos saberes. Assim, os profissionais envolvidos nas inúmeras atividades da UAC, devem estar comprometidos com a realidade circundante, ajudando criar as condições de desenvolvimento e de crescente bem-estar das populações. Sua participação no esforço da comunidade para superar a fome, a doença, a ignorância, a miséria, o sofrimento, o atraso e a marginalização, ajudando imprimir à ação planejada maior objetividade e eficiência. A UAC é mantida pelo Instituto Altair Sales e tem suas atividades direcionadas preferencialmente para o Sistema Biogeográfico do Cerrado nos chapadões centrais da América do Sul, não só em virtude de sua biodiversidade e cultural apoiada numa diversidade geoestrutural sui generis, mas também porque se trata da matriz ambiental brasileira, mais incompreendida e por esta causa, mais degradada, fato que já está pondo em risco a vida em todas as suas formas e as outras matrizes ambientais do Brasil
Características da Universidade Aberta do Cerrado
O que carteriza a UAC como Universidade Aberta

FORMAS DE INGRESSO
No primeiro momento o ingresso nos diversos cursos livres ou nos cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional (capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização profissional, dentre outros) está condicionada à capacidade de aproveitamento da formação, e não necessariamente ao nível de escolaridade. Em um segundo momento o ingresso nos cursos de formação superior ou de pós-graduação estão condicionados a legislação brasileira e os critérios de ingresso levarão em conta a aptidão do aluno e condicionada a sua capacidade de aproveitamento na formação escolhida. Aproveitamento de formação anterior ou expertise profissional.

ESTRATÉGIA DE ENSINO
Educação para todos, em qualquer lugar, a toda hora, no tempo necessário ao aluno. Cursos presenciais, semipresenciais, à distância, centralizados ou descentralizados, por todo o cerrado, em parceria com instituições de ensino ou governos locais. Conteúdos com foco no desenvolvimento sustentável tendo o cerrado como centro ou substrato, considerando que é preciso produzir para viver e preservar para sobreviver. Cursos livres, técnicos ou superior formais com conteúdo diferenciado dos cursos ofertados por instituições de ensino técnico ou acadêmico superior. Cursos com características científica, técnica e popular mostrando que é possível integrar numa mesma agenda pessoas, população, conservação e produção. Cursos de formação de formadores centrados na dinâmica relacional entre sustentabilidade social, ambiental e econômica.

CONTEÚDOS CURRICULARES
Deve acolher saberes formalizados, elaborados nas academias e saberes informais dos doutores e mestres populares, os guardiões de fato, sempre que possível proporcionando a integração entre estes saberes, ou seja, o saber dito erudito e o saber dito popular. Neste sentido, os saberes se revestem em algo concretamente pluridisciplinar, que leve em consideração as vocações regionais, mas sem nunca perder a visão do global, dentro de uma concepção sistêmica. É uma nova visão de conteúdo, que também abrange universos e diversidade. O esforço para alcançar as estratégias educativas de caráter interdisciplinar e transdisciplinar estará sempre presente.

DOCENTES
Os profissionais envolvidos nas inúmeras atividades da UAC, devem estar comprometidos com a realidade circundante, ajudando criar as condições de desenvolvimento e de crescente bem-estar das populações. Sua participação no esforço da comunidade para superar a fome, a doença, a ignorância, a miséria, o sofrimento, o atraso e a marginalização, ajudando imprimir à ação planejada maior objetividade e eficiência. Os docentes tanto podem ser profissionais com formação acadêmica, bem como mestres populares cuja expertise não pode ser encontrada senão neles.

A Universidade Aberta do Cerrado ainda abriga conjunto de projetos que se enquadram dentro dos seguintes eixos temáticos que a caracteriza:
Escolas Sustentáveis
A meta é implantar nos municípios modelos de práticas educativas que estimulem e trabalhem de forma interdisciplinar o conceito de sustentabilidade sem dissociar o ambiental do social.
Antropologia Geográfica
O objetivo é a produção, divulgação e circulação do que se denomina almanaques, que consistem em pequenas obras editoriais que trabalhem temas regionais variados e multidisciplinares. Cada almanaque é acompanhado de um texto e um documento sonoro ou audiovisual, para ser explorado, cultural, científico ou educativamente pelo agente educador.
Cursos, Oficinas e Eventos
Oferecer um conjunto de serviços, diluídos na forma de oficinas, cursos e eventos, ministrados por pessoas com formação acadêmica ou não, tal como mestres populares, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, artesão e tantos outros portadores de saberes e habilidades.
Fábrica Pedagógica
Oferecer um conjunto diferenciado de material didático-pedagógico, que tem como objetivo ilustrar e complementar as atividades de ensino-aprendizagem. O material é representado por coleções a saber:
- Coleção Didático Museológica – representada por cenários ilustrativos de diversas áreas do conhecimento.
- Coleção Mapas e Painéis Complementares – representada por mapas e painéis com conteúdo científicos e culturais. Servem para ilustrar atividades escolares ou complementar exposições definitivas e temporárias. Abrange temas como: aves do cerrado, répteis, peixes, mamíferos, bacias hidrográficas, ocupação humana e outros temas relevantes, além de dados biográficos ou explicativos, quando usados em exposições temporárias.
- Coleção Ciência em Audiovisual – representada por documentários, elaborados com conteúdo didaticamente sistematizados, onde temas complexos são tratados de forma simples sem, todavia, ser banalizados. O material será editado e narrado em português, com trilhas sonoras originais. A duração varia de 10 a 15 minutos e acompanha estojo com encarte. Os temas oferecidos giram em torno do Sistema Biogeográfico do Cerrado.
- Coleção Brinquedos Cantados – representada por documentos sonoros acompanhados de cartilhas, com conteúdo musicais, lúdicos e teatrais muito bem elaborados. É um tipo de material que pode ser utilizado em qualquer nível educacional, bem como as outras ocasiões, que não estejam especificamente a sala de aula, tais como reuniões empresariais, políticas, religiosas, dentre outros.
Museus e Parques de Ciências
Trata-se de um programa representado por projetos específicos elaborados por técnicos, professores e artesãos altamente qualificados, visando a implantação de Museus e Parques de Ciências. Sua concretização se dará através da solicitação e negociação com instituições públicas e privadas, a nível municipal estadual e federal.
Empreendedorismo Sustentável
Consiste na implantação de fábricas e oficinas para produção de produtos, baseados nos recursos nativos do cerrado. Envolve uma gama de iniciativas como fábrica de picolés, bolachas, bolos, tintas ecológicas, essências, sabonetes, artesanato mineral e vegetal etc. Sendo estes empreendimentos frutos de projetos e parcerias e específicas.
Parque Temático
Representado por projetos que tem por finalidade a representação em espaços especiais ou artificializados a exposição de temas relevantes para a compreensão do Cerrado. Atualmente está sendo proposto a execução do Parque Temático Brasil, que é um projeto de cunho didático, pedagógico, histórico, geográfico e antropológico, que procura utilizar de recursos audiovisuais em três dimensões e animações para demonstrar os diversos ciclos de ocupação do território brasileiro e as consequências dessa ocupação. Além dos recursos audiovisuais, outros podem ser utilizados, como por exemplo as maquetes, quando o tema for montado em local fixo.
Educação Mamulenga no Cerrado
Abriga projetos que tem como objetivo divulgar conteúdos diversos, utilizando-se para tal, histórias contos personagens na forma de bonecos produzidos artesanalmente. O conteúdo é composto por uma cartilha, com kit sonoro e vozes dos personagens e toda trilha sonora. Também cada projeto contém um kit para montagem de um palco em miniatura, onde o conteúdo é desenvolvido. Acompanha também a cartilha, os personagens integrantes da história ou conto.
Projeto Artesão – Educação ao Empreendedor
Consiste na congregação de vários subprojetos que tem por objetivo colocar no mercado brinquedos e souvenires educativos.
Estratégia de Implantação da Universidade Aberta do Cerrado

PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa ainda sobre a égide do Instituto Altair Sales consiste na realização de conjuntos de atividades que pretendem trazer à luz os ideais da UAC.
Essas atividades, como mostrado acima, envolvem cursos em diferentes áreas temáticas, modalidades, categorias e formatos; publicações de livros e cartilhas; realização de eventos e oficinas com temática variável; produção e veiculação de documentários, séries, filmes, dentre outras categorias, com foco ou substrato no Cerrado; e ofertar palestras em diversas áreas temáticas.
SEGUNDA ETAPA
Esta segunda etapa consiste na implantação física, administrativa, pedagógica e operacional. Em termos de estratégia geral o foco da UAC são as atividades educativas aliadas a função de ensino (cursos) e poderão ser realizadas localmente ou distribuídas ao longo do território do Cerrado com atividades descentralizadas. Provavelmente em termos de parceria com instituições locais de ensino, iniciativa privada e órgãos de governo (estado, municípios e instituições governamentais ligados à temática da UAC). Mas um centro de operações, um campus precisa ser estabelecido para que a Universidade possa desenvolver suas atividades. É evidente que as finalidades, objetivos, estrutura e funcionamento da UAC serão no futuro definidos pelo estatuto, regimento interno e sua estrutura funcional. É preciso iniciar a reflexão sobre o assunto, dimensionar as demandas para definir a extensão do terreno e a localização da Universidade; orientar o projeto arquitetônico básico e estabelecer estratégias de busca para financiamento.
- Contatos:
- +55 62 9.8332-0020
- institutoaltairsales@gmail.com
- Avenida 85, nº 1.940; sala 7. Setor Marista - Goiânia/GO. CEP: 74160010.

© Instituto Altair Sales 2022