Reinaldo o vaqueiro, gado e viola

vaqueiros e gado

Visite o canal do Youtube do IAS para assistir um mini documentário sobre o Vaqueiro e a gestão ambiental em https://www.youtube.com/watch?v=ZwpN1KjCnu4


Cedinho, Reinaldo o vaqueiro depois de tomar o café reforçado como de costume, ele vai cuidar de seus afazeres como o costume de toda a comunidade que nasceu e se criou nesse ambiente. No Cerrado mesmo, esse vaqueiro constituiu família, cria os filhos e retira desse pedaço de terra, tudo o que planta para sustentar a prole (termo conhecido pela comunidade local para se referir aos filhos).


É importante ressaltar que tudo construído por Reinaldo, se deu em plena harmonia com a fauna e flora do cerrado. Ele sabe onde pisa e tem consciência de que o Sistema Biogeográfico do Cerrado, é um dos maiores do planeta.  Assim como os amigos da comunidade, Reinaldo o vaqueiro leva uma vida pacata nesse trecho de cerrado próximo a capital goiana. Ele que cresceu em meio a essa riqueza natural, é um conhecedor nato das espécies que predominam no Cerrado. 


Homem simples, de semblante que estampa serenidade, ele cultiva poucas cabeças de gado na região. Os companheiros de lida, são também amigos desse senhor autentico que domina o aboio para conduzir suas poucas cabeças de gado. Reinaldo é uma referência de como vive a comunidade Cerratense.


Conhecimento nato, ele tem de sobra. Na hora da boia dos peões, o gado não fica de lado. Ele aproveita essa breve parada para alimentar os animais e no aboio, conduz todos para matar a sede nas veredas. Graças a esse refúgio que só aparece no período de seca, ele garante com muito pouco, sua qualidade de vida assim como a preservação do Cerrado.


Assista o vídeo no

Mais publicações

casa de barro e palha de Francisca

Francisca geraizeira

Lá para as bandas do Tabuleiro do Cotovelo, bem nas cabeceiras do riacho de Tamarana, município de Correntina na Bahia, existia um pequeno rancho coberto

Leia mais »