Palestras marcam Virada Ambiental em Goiânia nesta quinta, 24

virada-ambiental


A Virada Ambiental, que consiste em um projeto que promove conscientização ambiental, está acontecendo em diversos municípios goianos. Na Capital, nesta quinta-feira, 24/11, estão programadas palestras sobre o meio ambiente, no auditório da UniGoyases, das 8h às 17h.


A Virada Ambiental é uma iniciativa que busca promover uma maior conscientização ambiental de toda a sociedade. Neste ano, se encontra na 4ª edição, que há promoveu o plantio de milhares de espécies vegetais em todo o país. A abertura da programação neste ano ocorreu nesta terça-feira, 22/11, na área de captação de água bruta da Saneago no Rio Meia Ponte, em Goiânia.


O projeto surgiu na Universidade Federal de Goiás (UFG), com a proposta de minimizar os impactos da emissão de carbono na atmosfera. No entanto, devido a importância, ultrapassou as fronteiras da Universidade e passou a ser agenda de todos que se preocupam com nosso meio ambiente, contando com o apoio de diversos órgãos e cidadãos.


Nesta edição, há quatro categorias de participação: Poder Público, empresas privadas, pessoa física e organizações da sociedade civil. Dentro de cada categoria são emitidas certificações diferentes, conforme a quantidade de mudas plantadas. Mais informações do Projeto podem ser acessadas pelo link.

Projeto

O Virada Ambiental surgiu alinhado à Lei Ordinária n° 20.552/2019, que instituiu o Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás, comemorado em 22 de novembro. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal objetivo a sensibilização de toda a sociedade quanto ao valor do plantio de espécies nativas para a conservação da biodiversidade, melhorando assim a qualidade ambiental nas bacias hidrográficas. A intenção é alcançar novas cidades a cada edição, a fim de ampliar a proteção ao meio ambiente.

Mais publicações