Universidade Aberta do Cerrado
A UAC desenvolve um conjunto de projetos e atividades que visam promover ações educativas voltadas para a disseminação de saberes sobre o cerrado e divulgar informações fidedignas acerca do que se denomina Sistema Biogeográfico do Cerrado.


a uAC
Com uma concepção inicial histórica trazida pelo professor Altair Sales Barbosa, encampada e atualizada pelos fundadores do Instituto Altair Sales, que é o seu mantenedor, a Universidade Aberta do Cerrado é informal, aberta, no sentido de acolher saberes formalizados, elaborados nas ditas academias e saberes informais dos doutores e mestres, ou guardiões de fato, sempre que possível proporcionando a integração entre estes saberes. Ou seja, o saber dito erudito e o saber dito popular. Portanto suas atividades são infindáveis, mas sempre no sentido de oferecer frutos educativos que contribuam para a busca de uma cidadania plena e da sustentabilidade planetária. É essencialmente inclusiva, acolhendo neste sentido, toda gama de saberes regionais e incorporando os saberes universais, recuperando seletivamente o conhecimento acumulado através dos tempos, e colocando-os para favorecerem a superação constante de situação de subdesenvolvimento e impulsionando os agentes sociais, na busca de processos educativos, que resultem em incentivo, à criatividade à pesquisa e consequentemente na busca de soluções para os problemas do mundo moderno, de modo global, sociais e ambientais, sem que haja a separação dos saberes.

A Motivação
Uma nova mentalidade, visão ou cultura está surgindo que talvez possa aliar, em uma nova prática produtiva, a proteção da vida em todas as suas formas com a transformações dos sistemas naturais em artificiais ou subnaturais necessários à sobrevivência humana. Porém esta nova mentalidade, cultura, visão ainda não faz parte da vida cultural, educacional, social e produtiva da maioria dos brasileiros. Nem de estados e governos. Aliar proteção à vida em todas as suas formas (conservação dos sistemas naturais), a cultura e práticas ancestrais (conservações de bens materiais e imateriais da cultura do cerrado) com a produção (transformação dos sistemas naturais em artificiais necessários à vida humana) é uma tarefa de transformação cultural de responsabilidade de toda a espécie humana. Uma nova ética: se precisamos produzir para viver, temos que preservar para sobreviver. Mas alguns têm maior responsabilidade nesta mudança cultural, os agentes da educação. Talvez esta seja a grande missão da Universidade Aberta do Cerrado no que se refere ao próprio Cerrado.
“Uma nova ética: se precisamos produzir para viver, temos que preservar para sobreviver. ”

O Foco
A Universidade Aberta do Cerrado tem suas atividades direcionadas preferencialmente para o Sistema Biogeográfico do Cerrado dos chapadões centrais da América do Sul, não só em virtude de sua biodiversidade biológica e cultural apoiada numa diversidade geoestrutural sui generis, mas também porque se trata da matriz ambiental brasileira, mais incompreendida e por esta causa, mais degradada, fato que já está pondo em risco as outras matrizes ambientais do Brasil. Ela atua dentro de uma diretriz norteadora, que sempre buscará uma educação eficaz e iniciativas científicas e culturais guiadas por princípios éticos que ajudem construir novas mentalidades, críticas e criativas. Os profissionais envolvidos nas inúmeras atividades da Universidade devem estar comprometidos com a realidade circundante, ajudando criar as condições de desenvolvimento e de crescente bem-estar das populações. Eles devem participar no esforço da comunidade para superar a fome, a doença, a ignorância, a miséria, o sofrimento, o atraso e a marginalização, ajudando imprimir à ação planejada maior objetividade e eficiência.
- Contatos:
- +55 62 9.8332-0020
- institutoaltairsales@gmail.com
- Avenida 85, nº 1.940; sala 7. Setor Marista - Goiânia/GO. CEP: 74160010.

© Instituto Altair Sales 2022