A Saga da Semente é um poema de autoria de Meirinhava Maria Pinto
Eu sou a semente e meu nascimento envolve emoção, alegria e delicadeza.
Antes de me abrir para o mundo, estou num ambiente fechado e escuro, mas sinto perfume e ouço sons e movimentos. Com o passar dos dias, as flores caem e começo a ganhar forma, ainda envolta nos laços que me cercam.
O embalo da natureza segue seu curso, o tempo me fez crescer e amadurecer e um mundo fantástico se abre pra mim, com cores alegres, luz, movimento, ouço cantos, sons diversos.
A luz do sol me permite perceber que o destino é incerto, porque o vento pode me levar a um lugar distante, num solo desconhecido ou cair perto mesmo. E ainda perdida em meus pensamentos, sinto a presença de um ser que me pega com carinho e me leva para outro ambiente, silencioso e fresco.
Nesse novo lar, o ambiente é calmo, mas novamente sou colocada num lugar escuro, fico sem respiração e percebo que o novo lar é a terra e logo sinto o frescor da água que me acalma e ajuda a suportar os dias escuros e infindáveis.
O tempo passa e sinto uma explosão na minha estrutura que me abre por completo, dando início a uma transformação e o desenvolvimento embrionário! Começo a ganhar raízes e brotos e entendo a importância da água e do sol na produção do alimento que preciso.
Sigo crescendo, com lindas folhas, sentindo a alegria da chuva caindo, e novamente ouço vozes alegres que me levam para um espaço inseguro e agitado. Onde estou?
Nesse momento sinto a mão de um anjo protetor, que me pega com cuidado, sem mexer nas minhas raízes e me coloca em um lugar chamado berço, jogando terra a minha volta, adubo, outras sementes, uma estaca e um monte de folhas.
E de repente o silêncio toma conta e noto que estou sozinha. E esse sol escaldante? Ora sol, ora chuva, vento que balança e aí começo a entender que preciso lutar pela vida.
O tempo passa, estou adaptada ao meu novo lar, dialogando com outros seres próximos, minhas raízes crescendo e vou ganhando força e tamanho. Recebemos visitas dos anjos protetores, que cuidam de todas as plantas, tiram as ervas daninhas, mexem no solo, colocam adubo, conversam conosco e nos chamam pelo nome.
Na medida que vou crescendo, entendo que posso tornar uma árvore frondosa, com lindas flores e frutos, acolhendo pássaros, ser alimento e sombra para os seres vivos e tornar o ambiente verde e acolhedor.
Quanto a água, não consigo viver sem ela e entendi que somos parceiras e caminhamos juntas.
Eu sou a semente que frutificou e está transformando espaços e ambientes para o bem do planeta.

Autora: Meirinalva Maria Pinto
Relacionado
Descubra mais sobre Instituto Altair Sales
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




