Instituto comemora 107 anos do nascimento de Bernardo Élis, em Goiânia

Bernardo Élis

Na próxima sexta-feira, 18/11, será inaugurada a sala de exposições para o acervo do escritor, na Casa – Museu Bernardo Élis.


Por Nilson Jaime*


Nascido na cidade de Corumbá de Goiás, em 15/11/1915, Bernardo Élis faleceu no dia 30/11/1997, em Goiânia. Todo ano, no interregno entre o dia do nascimento e falecimento do escritor, comemora-se a Quinzena Bernardo Élis.


Autor dos clássicos Ermos e Gerais (contos, 1944), O tronco (romance, 1956) e Veranico de Janeiro (contos, 1965) além do livro de poesias Primeira Chuva (1955), Bernardo Élis deixou obra com 20 livros, cinco antologias e seletas, além de quatro trabalhos inéditos. Sua obra é objeto de dezenas de livros, teses e dissertações.


O Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (ICEBE) vai inaugurar a sala de exposições para o acervo do escritor, na Casa – Museu Bernardo Élis. O evento será na próxima sexta-feira, 18/11, às 16 horas,


Nela, serão expostos os livros, anotações, objetos pessoais, documentos, apetrechos e indumentárias indispensáveis ao escritor, como canetas, óculos, boinas e chapéus, além de máquinas de datilografia e livros autografados por dezenas de grandes escritores, dedicados ao imortal.


O fardão e o espadim, usados pelo escritor goiano na Academia Brasileira de Letras (ABL), receberão uma abóboda em acrílico, a fim de garantir melhor preservação.


Na ocasião, os escritores Horieste Gomes e Eurico Barbosa receberão o Troféu Cariama (Cariama cristata, “seriema”), alusivos aos anos de 2021 e 2022, respectivamente.


O ICEBE é parceiro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e da Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA) no projeto GOIÁS +300, que lançará um Box com três livros (História, Geografia e Memória e Patrimônio) no próximo mês.


Está sendo organizado o livro “Ermos do homem e ideias gerais – 20 entrevistas de Bernardo Élis”, com lançamento previsto para o início de 2023. Toda a renda deste livro será destinada ao ICEBE. 


*Nilson Jaime é presidente do ICEBE


Confira mais eventos acessando aqui

Conheça o ICEBE acessando o site: https://icebe.com.br/

Mais publicações