A data foi criada para conscientizar a comunidade para a importância da conservação do Cerrado brasileiro; o Instituto Altair Sales integra esta lute; participe
O Dia Nacional do Cerrado é comemorado anualmente em 11 de setembro, conforme Decreto Presidencial não-numerado, de 20 de agosto de 2003, e foi criado com o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância da conservação do bioma. A ação de extensão (evento) denominada “Dia Nacional do Cerrado IFG” chegou, no ano de 2020, à sua quinta edição – sendo comemorada desde o ano de 2016. Porém, ainda de forma pontual, abrangendo os câmpus Águas Lindas e Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG). O objetivo principal da ação é o de sensibilizar as comunidades interna e externa para a importância do bioma Cerrado e a necessidade de sua conservação. No entanto, entendemos que a comemoração desta data deveria ser institucionalizada, assim, como são os JIF Goiás, o Festival de Artes do IFG, o Encontro de Culturas Negras, etc. Desta forma, poder-se-á alcançar toda a instituição e não serão apenas ações pontuais de um câmpus ou outro.
Partindo-se do entendimento freireano de que o maior objetivo da educação é conscientizar o aluno, habilitando-o a “ler o mundo”, ou seja, possibilitando que o sujeito aprenda a ler a realidade (conhecê-la) para, em seguida, poder reescrever a realidade (transformá-la) e considerando a missão do IFG: “oferecer educação pública e gratuita voltada não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão”, atividades de pesquisa, ensino e extensão vinculadas à comunidade onde a instituição está situada e à realidade do estado de Goiás são necessárias e imprescindíveis. Assim, o IFG está situado no Cerrado, portanto, tem por dever valorizar esse território nas ações desenvolvidas, de ensino, de pesquisa e de extensão.
Em 2020, o Câmpus Águas Lindas, por conta da proximidade do Dia Nacional do Biólogo, comemorado todo dia 3 de setembro e da existência do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na unidade, aproveitou a oportunidade para oficializar e comemorar conjuntamente ao V Dia Nacional do Cerrado do IFG, o I Dia Nacional do Biólogo do IFG.
O evento, no ano de 2021, foi realizado em outubro e não em setembro – o mês do cerrado – devido ao impacto da pandemia de COVID-19 nos calendários acadêmicos dos câmpus do IFG. A pandemia também não permitiu a realização do evento no formato presencial, portanto foi realizado de forma remota e transmitido pela plataforma YouTube. Dentro da I Semana Integrada do Cerrado foram comemorados também o VI Dia Nacional do Cerrado do IFG e o II Dia Nacional do Biólogo do IFG e o I Encontro Regional de Programas de Pós-Graduação com Foco no Cerrado. A comemoração do Dia do Biólogo se faz necessária, visto que os câmpus Águas Lindas e Formosa, que também participaram da organização do evento, ofertam o curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
No âmbito do IFG, a ação de extensão denominada I Semana Integrada do Cerrado, foi organizada pelos câmpus Águas Lindas, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Jataí, Luziânia, Senador Canedo e Valparaíso. Da comunidade externa participaram as seguintes instituições: a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Jataí (UFJ), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGOIANO), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). A ação também contou com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Sociedade Porto das Antas.
A I Semana Integrada do Cerrado, realizada entre os dias 4 e 9 de outubro, foi um sucesso! Com mais de 3.200 inscritos no evento, um público grande acompanhou, de forma simultânea, as atividades transmitidas pelo YouTube. E atingiu pessoas de diversos estados brasileiros, principalmente, daqueles que estão inseridos no território do Cerrado. Outro aspecto relevante foi a expressiva participação da comunidade acadêmica das instituições envolvidas na organização do evento, como também, de outras importantes instituições, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os Institutos Federais de Brasília (IFB), de São Paulo (IFSP), do Triângulo Mineiro (IFTM), do Norte de Minas Gerais (IFNM), entre outras. Foram diversas atividades ofertadas, entre palestras, mesas redondas, rodas de conversa, exposição artística e apresentação de trabalhos. Não só os conhecimentos científicos estiveram na pauta das atividades, mas os conhecimentos tradicionais, trazidos pelos sujeitos sociais que habitam o cerrado, como indígenas, quilombolas e camponeses, foram valorizados durante toda a programação.
A expectativa é que essa rede formada se fortaleça e agregue mais instituições, constituindo um Fórum das Instituições de Ensino Superior em Defesa do Cerrado. E que o evento seja organizado anualmente, de preferência no mês de setembro. O Professor Zaqueu Henrique de Souza, do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, localizado em Mineiros-GO, já deixou seu recado no questionário de avaliação do evento: “Colocar a Unifimes nessa rede do cerrado”. Os organizadores e o público participante chegaram à compreensão da necessidade da valorização dos povos tradicionais do Cerrado e de seus conhecimentos para a conservação deste território, que já chegou a um nível de degradação, que ameaça sua própria existência. A comemoração do Dia Nacional do Cerrado no IFG iniciou-se no ano de 2016, sendo realizada sem interrupção, como evento de extensão.
O Instituto Federal de Goiás é a primeira instituição de ensino a oficializar a comemoração do Dia Nacional do Cerrado, conforme texto aprovado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. A data consta no calendário acadêmico da instituição elaborado anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino.
II Semana Integrada do Cerrado / VII Dia Nacional do Cerrado IFG / III Dia Nacional do Biólogo do IFG / II Encontro dos Programas de Pós-Graduação com Foco no Cerrado – Edição 2022
Na segunda edição da Semana Integrada do Cerrado, no âmbito do IFG, ação de extensão foi organizada pelos câmpus Águas Lindas, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso. Naquele ano, mais dois câmpus somaram aos esforços de comemoração da data: Goiânia Oeste e Uruaçu. Da comunidade externa participarão as seguintes instituições: a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Jataí (UFJ), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGOIANO), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, representada pela Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), a Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (AGEAMB); a Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente (ARCA); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA/GO), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), o Instituto Altair Sales, o Instituto Plantadores de Água, o Colégio Militar Tiradentes do Distrito Federal, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Tribunal Permanente dos Povos (TPP) e a Essá Filmes. O evento contou com um público participante de quase 7 mil pessoas.
III Semana Integrada do Cerrado / VIII Dia Nacional do Cerrado IFG / IV Dia Nacional do Biólogo do IFG / III Encontro dos Programas de Pós-Graduação com Foco no Cerrado – Edição 2023
Na terceira edição da Semana Integrada do Cerrado, no âmbito do IFG, ação de extensão será organizada pelos câmpus Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Jataí, Luziânia, Senador Canedo e Uruaçu, sendo a coordenação do Câmpus Formosa. O tema da edição 2023 será “Os 20 anos do Dia Nacional do Cerrado”. Da comunidade externa, confirmaram participação na organização do evento as seguintes entidades:
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGOIANO);
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB);
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO);
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA);
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG);
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG);
- Universidade Federal de Goiás (UFG);
- Universidade Federal de Catalão (UFCAT);
- Universidade Federal de Jataí (UFJ);
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);
- Universidade Federal de Rondonópolis (UFR);
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD);
- Universidade Federal do Tocantins (UFT);
- Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT);
- Universidade Federal do Piauí (UFPI);
- Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ);
- Universidade Estadual de Goiás (UEG);
- Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT);
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB);
- Universidade Estadual Paulista (UNESP);
- Faculdade de Tecnologia e Ciências Mário Robertson de Sylos (FATEC) – Mococa-SP;
- Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES);
- Centro Universitário de Goiatuba (UNICERRADO);
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO);
- Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA);
- Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) – Coordenação Regional de Brazlândia;
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO);
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO);
- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE);
- Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (AGEAMB);
- Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente (ARCA);
- Associação Estadual Agroecológica de Goiás (AESAGO);
- Instituto Altair Sales;
- Instituto Plantadores de Água;
- Essá Filmes;
- Reserva Ecológica Porto das Antas;
- Comissão Pastoral da Terra (CPT);
- Campanha Nacional em Defesa do Cerrado.
Leia também:
Universidade Aberta do Cerrado será edificada na Chapada dos Veadeiros; veja imagens