Entidades de Goiás e Tocantins promovem a II Semana Integrada do Cerrado

cerrado-cultura-fauna-flora


Semana Integrada do Cerrado: evento ocorre entre os dias 12 e 17 de setembro, com atividades presenciais e virtuais; o local ainda será divulgado


As principais instituições de ensino, o poder público e as organizações da sociedade civil sem lucrativos de Goiás e Tocantins promovem entre os dias 12 e 17 de setembro a II Semana Integrada do Cerrado. O evento contará com atividades presenciais e virtuais em local ainda a ser definido.


O tema central será o Sistema Biogeográfico do Cerrado, que é o segundo maior do Brasil, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando a área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo Cerrado desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano.


Cerca de 10 mil espécies vegetais, das quais mais de quatro mil são endêmicas, estão no Cerrado. Já os animais vertebrados são aproximadamente 1.268 espécies, sendo 117 endêmicas. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos.


O Cerrado, desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Além de tudo isso, este sistema biogeográfico é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central.


No entanto, a degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o ambiente como um dos hotspots da biodiversidade planetária.

O Dia Nacional do Cerrado é comemorado anualmente em 11 de setembro, conforme decreto presidencial não-numerado, de 20 de agosto de 2003, e foi criado com o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância da preservação do bioma.


PALESTRA: “Como a degradação dos rios do Cerrado afeta as nossas vidas?”
Acompanhe pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GaDlj_KkmiI

MESA REDONDA: “Agricultura Urbana, Cidades e Mudanças Climáticas”
Acompanhe pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=jjkkoaDMkKs


Fiquem atentos! Logo, a programação completa será disponibilizada.

Inscrições: http://bit.ly/semanacerrado2021

Acompanhe outras eventos acessando o Blog do IAS.

Mais publicações

casa de barro e palha de Francisca

Francisca geraizeira

Lá para as bandas do Tabuleiro do Cotovelo, bem nas cabeceiras do riacho de Tamarana, município de Correntina na Bahia, existia um pequeno rancho coberto

Leia mais »