Entidades de Goiás e Tocantins promovem a II Semana Integrada do Cerrado

cerrado-cultura-fauna-flora


Semana Integrada do Cerrado: evento ocorre entre os dias 12 e 17 de setembro, com atividades presenciais e virtuais; o local ainda será divulgado


As principais instituições de ensino, o poder público e as organizações da sociedade civil sem lucrativos de Goiás e Tocantins promovem entre os dias 12 e 17 de setembro a II Semana Integrada do Cerrado. O evento contará com atividades presenciais e virtuais em local ainda a ser definido.


O tema central será o Sistema Biogeográfico do Cerrado, que é o segundo maior do Brasil, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando a área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo Cerrado desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano.


Cerca de 10 mil espécies vegetais, das quais mais de quatro mil são endêmicas, estão no Cerrado. Já os animais vertebrados são aproximadamente 1.268 espécies, sendo 117 endêmicas. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos.


O Cerrado, desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Além de tudo isso, este sistema biogeográfico é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central.


No entanto, a degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o ambiente como um dos hotspots da biodiversidade planetária.

O Dia Nacional do Cerrado é comemorado anualmente em 11 de setembro, conforme decreto presidencial não-numerado, de 20 de agosto de 2003, e foi criado com o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância da preservação do bioma.


PALESTRA: “Como a degradação dos rios do Cerrado afeta as nossas vidas?”
Acompanhe pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GaDlj_KkmiI

MESA REDONDA: “Agricultura Urbana, Cidades e Mudanças Climáticas”
Acompanhe pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=jjkkoaDMkKs


Fiquem atentos! Logo, a programação completa será disponibilizada.

Inscrições: http://bit.ly/semanacerrado2021

Acompanhe outras eventos acessando o Blog do IAS.