Instituto Altair Sales participa da 3ª Semana Integrada do Cerrado, nesta sexta (15/9); assista

Instituto Altair Sales participa da 3ª Semana Integrada do Cerrado, nesta sexta (15/9); assista

Desmatamento no Cerrado é um dos maiores do país | Foto: divulgação/WWF


‘Novas Fitofisionomias do Cerrado ou a sua geomorfologia está mudando’ é o tema abordado pelo vice-presidente do Instituto, José Aluízio Ferreira Lima


A 3ª Semana Integrada do Cerrado, um evento que reúne especialistas, estudiosos e entusiastas do Cerrado para discutir sua importância e desafios, chega ao 5º dia de evento, com a participação do Instituto Altair Sales (IAS). A instituição é representada pelo seu vice-presidente, José Aluízio Ferreira Lima. Assista, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=Y3Vcf8NXAn4


Com um currículo extenso e estudos sobre o Cerrado, José Aluízio apresenta o tema ‘Novas Fitofisionomias do Cerrado ou a sua geomorfologia está mudando’. O vice-presidente do Instituto discute mudanças paradigmáticas na forma como o Cerrado é compreendido e adota uma abordagem sistêmica e complexa em contrapartida à visão reducionista, mecanicista e analítica.


Lima destacou a importância de considerar o Cerrado não apenas como um bioma, mas como um Sistema Biogeográfico e um Sistema Dinâmico Complexo. Ele enfatiza que o conceito de sistema está relacionado à organização e identidade, e que as propriedades de um sistema são específicas das propriedades específicas de suas partes ou componentes.


Para tanto, ele aborda conceitos fundamentais, como organização, estrutura, domínio de existência, determinismo estrutural e dinamismo e explica como essas características se aplicam ao Cerrado como um sistema complexo. Assim, é possível a reflexão sobre as mudanças na fitofisionomia e geomorfologia do Cerrado, especialmente à luz das transformações causadas pela ação humana, como a conversão de áreas do Cerrado em larga escala e a resiliência do Cerrado diante dessas mudanças ainda é uma incógnita.


Semana do Cerrado


A Semana do Cerrado tem como foco central a celebração dos “20 anos do Dia Nacional do Cerrado” e é realizada pelo Instituto Federal Goiano (IFG), com o apoio de diversos câmpus do IFG e mais de 30 instituições de ensino, órgãos ligados à educação, conselhos, institutos e associações de todo o país.


Além da apresentação de José Aluízio Ferreira Lima, a 3ª Semana Integrada do Cerrado também contou com eventos culturais, como a web-exposição “Rebrota”, que exibiu obras artísticas relacionadas às questões ambientais e culturais do Cerrado. A mostra virtual de videodança, “Moenda”, abordou a temática “Dança e Território”.


Ao longo da semana, também foram apresentados trabalhos científicos selecionados, proporcionando um ambiente propício para a disseminação de conhecimento e a troca de experiências entre os participantes.


Leia também:
O Sistema Biogeográfico do Cerrado

Instituto Altair Sales e mais 5 instituições são “amicus curiae” em ação da REDE no STF