Cerrado é vida 

Biodiversidade do Cerrado

O Instituto Altair Sales apresenta o primeiro episódio do mini-documentário ‘Biodiversidade, cultura e povos do Cerrado’ 

Assista o documentário na íntegra no canal do Instituto no YouTube, acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=1DvdXfhvkbY


Neste mini-documentário intitulado ‘Biodiversidade, cultura e povos do Cerrado’ vocês vão conhecer as belezas, a variedade da fauna e flora; os remédios naturais extraídos do sistema Biogeográfico do Cerrado e ainda, a Cultura desse sistema possuidor de uma raridade apenas  encontrada nessa vegetação.


O primeiro episódio tem como título ‘Cerrado é vida’, nele é abordado um pouco da autenticidade, que é uma das marcas registradas do nosso sistema.


Pouca gente sabe, até pela pouca visibilidade que é atribuída ao Cerrado nos meios de comunicação convencionais. Descaso à parte, o Cerrado Brasileiro é considerado um dos sistemas biogeográficos mais ricos do planeta. Ele abriga 5% da biodiversidade da terra. O que não é pouca coisa no mapa dos sistemas do nosso meio ambiente.


Esse percentual representa mais de 12 mil espécies de plantas e mais de duas mil e quinhentas espécies de animais entre: aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes.


Biodiversidade do Cerrado


O número de espécies de aves surpreende não só pela beleza, mas pela quantidade e variedades. Sabia que ao todo são 800 tipos de aves, 1200 espécies de peixes, 180 espécies de répteis e 150 de anfíbios. O lamentável é que nesse contexto, segundo pesquisadores de ONGs (Organizações não Governamentais), 20% dos animais presentes só em nosso sistema, estão ameaçados de extinção. Resultado das queimadas descontroladas, ocupação desordenada das grandes cidades, além das grandes lavouras e pastagens nos biosistemas ambientais. 


A cultura e os povos do Cerrado você vai conhecer também nos próximos episódios apresentados e produzidos pelo IAS. São os povos indígenas, ribeirinhos, comunidade calunga e quilombolas. Além de  tantas outras etnias que fazem parte desse imenso patrimônio histórico e cultural brasileiro desse sistema biogeográfico, chamado Cerrado.


Leio outros textos no blog do IAS, acesse pelo link: https://iasbrasilbr.org/blog-do-ias/

Assista o vídeo completo:

Mais publicações

casa de barro e palha de Francisca

Francisca geraizeira

Lá para as bandas do Tabuleiro do Cotovelo, bem nas cabeceiras do riacho de Tamarana, município de Correntina na Bahia, existia um pequeno rancho coberto

Leia mais »